V Seminário de Estudos Fronteiriços

20 a 22 de maio de 2015

Corumbá-MS

O V Seminário de Estudos Fronteiriços (V SEF) acontecerá na cidade de Corumbá, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS), na Rua Domingos Sahib, 99, Corumbá, MS, 79.300-130 (Unidade Alfândega). Da mesma maneira que o IV SEF, este evento terá organização compartilhada entre o Mestrado em Estudos Fronteiriços/UFMS, Universidade Federal do Rio de Janeiro, através de seu GRUPO RETIS, e pesquisadores dos Programas de Geografia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Grande Dourados e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e contará com apoio da Asociación de Estudios Fronterizos, além da CAPES e do CNPq.

O público-alvo imediato é constituído por discentes e docentes dos cursos de Pós-Graduação, bem como alunos de Iniciação Científica, que investigam a temática fronteiriça. As discussões programadas interessam, ainda, gestores públicos e demais profissionais interessados nos temas fronteiriços.

O evento tem por objetivos ampliar o conhecimento sobre os estudos de fronteira; fomentar a cooperação inter-institucional e promover amplo debate sobre as especificidades das fronteiras internacionais e os impactos vislumbrados nas suas gestões territoriais fronteiriças.

O V SEF se constituirá de conferências com renomadas autoridades científicas e políticas no assunto; mesas temáticas com três palestrantes em cada uma delas. Além disso, o evento oportunizará a apresentação dos trabalhos completos de alunos de iniciação científica, pós-graduação e professores de pós-graduação nas Sessões de Comunicação (SC). As SC ocorrerão em salas específicas por cada tema indicado nas normas de apresentação dos trabalhos.

lesaef retis